A certificação florestal como instrumento de promoção da gestão ativa da floresta
Susana Brigido
Engenheira Florestal, ramo produção florestal, pelo Instituto Superior de Agronomia, Advanced Management Program for Executives - CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Certidão Profissional Ordem dos Engenheiros nº 39612. Diretora Geral da 2BForest: e-mail: sbrigido@2bforest.pt.
Num país com uma das maiores taxas de incêndios a nível europeu, em que os proprietários não são reconhecidos pela sua “boa” ou “má” gestão, em que as empresas florestais e rurais não são valorizadas pela sociedade, a certificação florestal é um mecanismo que reconhece e dá uma mensagem ao mercado e aos consumidores que aquele produto contribui para uma gestão sustentável e responsável das florestas mundiais.
Atualmente gestão da floresta em Portugal apresenta três grandes desafios:
A resposta às Alterações Climáticas: como aumentar a resistência das áreas florestais ao risco crescente dos incêndios florestais, à adaptação das árvores ao novo clima, ao aumento pragas e doenças existentes;
A resposta ao crescente abandono e falta de investimento por parte dos proprietários florestais na gestão das suas áreas florestais, e;
A escassez crescente de recursos humanos qualificados e com experiência a trabalhar na floresta.
Sendo a certificação florestal um dos instrumentos de mercado para dar resposta aos três grandes desafios que a floresta nacional apresenta, através de um apoio continuo à gestão florestal, em 2017, a 2BForest lançou o grupo de certificação da gestão de áreas florestais, orientada para apoiar a gestão de proprietários florestais que queiram valorizar a sua floresta, recorrendo ao apoio técnico que é fornecido na implementação e manutenção da certificação da gestão florestal.
Os serviços de apoio aos proprietários florestais às empresas florestais e à comunicação com as diversas partes interessadas tem por objetivo máximo otimizar a rentabilidade da produção dos proprietários florestais, apoiar no aumento da resistência dos povoamentos aos incêndios, pragas e doenças, através de parcerias que apoiem financeiramente e tecnicamente a implementação de medidas e por último garantir a salvaguarda dos valores ambientais e patrimoniais nas áreas certificadas.
Dos cerca de 300 proprietários que já aderiram ao grupo da 2BForest, que totalizam mais de 7800 ha de floresta, a certificação trouxe vários tipos de vantagens:
Valorização dos seus produtos florestais, por parte da indústria. Com o aumento da dificuldade em exportar produtos não certificados para certos mercados a indústria tem vindo a valorizar monetariamente a matéria-prima certificada.
Majoração nas candidaturas a mecanismos de financiamento. Proprietários que certificaram as suas áreas viram as suas hipóteses de obter financiamento por parte do PDR2020 aumentar uma vez que são alvo de majorações nas candidaturas.
Delimitação das florestas. Muitos dos proprietários que resolveram aderir à certificação não tinham qualquer mapa com os limites das suas parcelas. Com a entrada na certificação, o proprietário identifica as suas florestas e fica com os mapas.
Apoio técnico na gestão das matas. Todos os proprietários no grupo da 2BForest têm um acompanhamento feito por técnicos qualificados para uma maior rentabilização das áreas.
Profissionais qualificados na exploração da floresta. Recorrendo a empresas certificadas que são alvo de auditorias periódicas, o proprietário tem maior confiança na aplicação das melhores práticas florestais.
Vamos contribuir para uma melhor floresta, por isso apoie uma gestão activa da floresta, certifique-a e adquira produtos com a marca da certificação florestal
Saiba mais sobre certificação florestal em: https://pt.fsc.org/pt-pt e www.2bforest.pt