Últimas publicações 

Arquivo

Análise Programa de Mentoring 2020/21

O programa de mentoring da alumnISA 2020-21 já começou! Queremos desde já agradecer aos mentores que se disponibilizaram a participar e aos alunos que se inscreveram. Sem vocês o programa não seria possível. Vamos partilhar convosco alguns dados do programa deste ano.


Temos 82 alunos inscritos (15% dos alunos do 2º ciclo do ISA) sendo que o curso que predomina é engenharia Agronômica que representa 60% do total, segue-se eng. Alimentar com 17%, eng. de Viticultura e Enologia com 13%, eng. Zootécnica - Produção Animal com 6% e eng. Florestal e dos Recursos Naturais com 4%. Curiosamente, os alunos de eng. Agronômica constituem apenas 33% dos alunos de mestrado do ISA, portanto estão sobre-representados no programa. Por outro lado, não houve inscrições de outros cursos, mesmo de arquitectura paisagística, onde estão inscritos 9% dos alunos de mestrado do ISA. Vamos querer equilibrar esta situação no ano que vem!


Do total dos inscritos no programa , 55% são alunos do primeiro ano de mestrado.


Na inscrição, cada aluno escolheu por ordem de preferência três mentores. Quando se efetuou o emparelhamento mentor/mentorado 54% dos alunos ficaram com a sua primeira opção. Dado o sucesso do programa para 18% dos alunos todas as escolhas estavam já tomadas, mas aceitaram a proposta da alumnISA, feita com base no perfil e expectativas indicadas. Vamos precisar de alargar a nossa base de mentores para o ano...


Dos alunos que especificaram um perfil do mentor pretendido, a maior parte indicou preferências técnicas, relacionadas com a área de trabalho ou de licenciatura do mentor. Os restantes procuram sobretudo um profissional experiente que os apoie na análise de alternativas, desenvolvimento de competências e tomada de decisão.


A maioria dos alunos inscritos tem como expectativa para este programa perceber o mercado de trabalho onde tencionam ingressar (66%). Há ainda alunos que pretendem definir melhor a sua vocação, ou encontrar uma referência para si mesmos, abrir horizontes em geral ou aprender mais.