PARCERIAS ALUMNISA
Mestrado Green Data Science do ISA
Adora a ideia da sua organização ser “data-driven” mas não sabe bem por onde começar? Sabe que informação precisa, mas não como recolher ou analisar os dados para a produzir?Gostava de aproveitar melhor a ciência de dados na tomada de decisões?
O ISA está interessado em ouvir o seu caso, e também pode ajudá-lo a aplicar (melhor) a ciência de dados a sua questão concreta. O novo mestrado de Green Data Science do ISA proporciona aos alunos o máximo contacto com problemas reais de aplicação da ciência de dados.
A ALUMNISA associou-se ao ISA para encontrar parceiros de colaboração. Nós sabemos que existem muitos casos práticos para partilhar ou trabalhar, numa parceria verdadeiramente benéfica entre o ISA, os alunos e as
organizações. Os candidatos podem ser de qualquer sector onde o ISA tem ofertas formativas.
Há várias formas de colaborar:
1. Apresentar um seminário
2. Fornecer um caso de uso para o Projeto Hackathon
3. Acolher estágios ou dissertações
Se ficou interessado mas precisa de mais informação para decidir como participar, agende uma reunião connosco, usando os contactos da alumnISA.
1
Apresentar um seminário
A disciplina Fundamentos da Ciência de Dados Agro-Ambientais (FADS) inclui seminários por convidados que apresentam exemplos de aplicação de ciência de dados, ou um problema com potencial de aplicação desta ciência. Decorrerão 3 seminários entre Outubro e Dezembro 2023, sempre à sexta-feira de manhã. Se está interessado em apresentar o seu caso num destes seminários, contacte-nos até 10 de Setembro 2023.
2
Fornecer um caso de uso para o Projeto Hackathon
No Projeto Hackathon, equipas de 5 alunos desenvolvem um projeto proposto pelas organizações parceiras. As equipas desenvolvem a metodologia de ciência de dados desde a formulação do problema, à aquisição e análise dos dados, modelação e aplicação de métodos de machine learning, e apresentação/story telling do caso de uso. As entidades parceiras acompanham o projeto, participando na análise do problema e validação da solução. A dedicação dos alunos é grande, permitindo desenvolver problemas de alguma complexidade. Por ano são escolhidos 2-3 projetos. Se está interessado nesta possibilidade, contacte-nos até final de Dezembro 2023, para que o seu caso integre a lista de candidatos à edição de Setembro a Dezembro 2024.
3
Acolher estágios ou dissertações
A fase de estágios ou dissertações permite explorar problemas, testar pilotos ou apoiar a implementação de soluções, num contexto de forte proximidade entre o meio universitário e a realidade empresarial. Os parceiros que os acolhem beneficiam da transferência de tecnologia e conhecimento ajustado à realidade dos seus processos. O estágio ou dissertação decorre entre Setembro e Junho de cada ano. Se está interessado em acolher um estágio ou dissertação entre Setembro 2023 e Junho 2024, contacte-nos até 10 de Setembro 2023.