top of page

Alumni do ano 2019


No dia 23, vamos entregar o Prémio Alumni do Ano, um prémio anual atribuído pela alumnISA, que nomeia 4 alumni pelo trabalho que desenvolveram nos dois últimos anos. Este ano, tendo por base o seu percurso em 2018 e 2019, a alumnISA nomeou os seguintes 4 alumni.

É o teu voto que irá decidir quem será o Alumni do Ano. Para poderes votar tens de ser membro da alumnISA. Se já és, irás, em breve, receber um link com código para votares. Se ainda não és e gostarias de participar nesta votação, torna-te membro!

Os nomeados:

Patrícia Fonseca

Engª Agrónoma – Economia Agrária e Sociologia Rural, licenciada em 1995 Voz inconformada no Parlamento, defendeu ao longo da última legislatura o sector agro-florestal fazendo chegar as suas preocupações e necessidades aos centros de decisão. Activa, presente e incansável, procurou levar a sensibilidade do mundo rural à sociedade. A sua nomeação deve-se à entrega e à visibilidade que sempre tentou dar à Agricultura nacional, de forma empenhada e actual, em todas as Comissões e grupos de trabalho do Parlamento que integrou.

Manuel Campilho

Engº Agrónomo, licenciado em 1974 A forma apaixonada como defende os projectos em que se envolve, está na base da apresentação e discussão do “Projecto Tejo” que antecipa e pretende dar resposta à escassez de água no rio Tejo se vai fazendo sentir como resultado da crise climática em que vivemos. Estimado em cerca de 4.500 milhões de euros, irá permitir a beneficiação de 12.000 ha de culturas regadas. O seu empenho na defesa e divulgação desta ideia, pela mobilização e resultados estimados na economia, merecem esta nomeação.

António Maçanita

Engº Agro-industrial, licenciado em 1999 Define-se como explorador, irrequieto e provocador. Adepto da inovação, sente-se bem em explorar potenciais esquecidos e em trabalhar por quase todo o país em projectos ganhadores. Dos muitos prémios recebidos ao longo dos seus 15 anos de carreira, merecem destaque o Prémio de Enólogo do ano 2018 (Revista de Vinhos) e o Prémio Singularidade 2018 (Revista Grandes Escolhas). São, também, estas actuais distinções que o fazem estar nomeado.

José Pedro Salema

Engº Agrónomo – Economia Agrária e Sociologia Rural, licenciado em 1996 Enquanto Presidente do Conselho de Administração da EDIA tem sido a cara da revolução agrícola a que se tem assistido na região do Alqueva. Activo defensor do investimento agrícola, da modernização do sector e da promoção de uma agricultura sustentável em termos económicos, ambientais e sociais. No último ano foi um grande impulsionador do projecto de expansão do regadio de Alqueva, o que permitirá regar mais 50.000 ha com a água de Alqueva e, desta forma, contribuir para a afirmação do sector a nível nacional e internacional. Este facto justifica, por si só, esta nomeação.

bottom of page