Últimas publicações 

Arquivo

Análise Programa de Estágios de Verão 2021

O programa de estágios de verão da alumnISA 2021 já começou! Queremos desde já agradecer às entidades que se disponibilizaram a participar e aos alunos que se inscreveram. Sem vocês o programa não seria possível. Vamos partilhar convosco alguns dados do programa deste ano.


Em 2021 este programa ofereceu 220 estágios para alunos de todos os cursos e anos do ISA. Inscreveram-se 104 entidades diferentes, das quais 71% aceitavam mais do que um estagiário. A grande maioria dos estágios estavam direcionados para Eng. Agronómica (84%). Mas muitos especificaram eng. Florestal (33%), Gestão e Conservação de Recursos Naturais (30%) e eng. Alimentar (27%). Nota: estes valores excedem os 100% porque a maior parte dos estágios aceitavam alunos de vários cursos.


Tivemos 115 alunos candidatos, predominantemente de eng. Agronómica (54%). A proporção de alunos de eng. Alimentar, eng. Florestal e Biologia foi de 10% em todos os casos. A oferta excedeu largamente a procura, sobretudo em eng. Viticultura e Enologia, eng. Ambiente e Sistemas Agrários Tropicais. Houve 48 estágios que ficaram sem qualquer candidato; a maior parte destes só aceitavam alunos de mestrado - mas 61% dos alunos inscritos frequentam uma licenciatura.


Na candidatura, cada aluno escolheu por ordem de preferência cinco entidades em que gostaria de estagiar. Quando se efetuou o emparelhamento aluno/entidade 68% dos alunos ficaram com a sua primeira opção. Os alunos de 1º ano de licenciatura e 2º ano de mestrado tiveram prioridade na alocação aos estágios em 2021, e por isso 91% destes alunos foram alocados ao estágio que indicaram como primeira opção.


Tomando as 5 alternativas indicadas pelos alunos, os estágios que despertaram maior interesse entre os 115 alunos foram oferecidos por: INIAV - Posto Apícola da Ajuda, Portarroz, Sociedade Agrícola Quintas de Cadaval, Agrogestão, Consulai, Nutrifarms, Jardins do Paço, Raiz, ENI, The Summer Berry Company.


Este é um ano de aprendizagem para a alumnISA - estamos muito interessados em receber sugestões de como poderemos melhorar a edição do ano que vem.


Queremos agradecer à Capital Natural, pelo o apoio que deu a esta iniciativa.