top of page

Prémio Alumni do Ano 2023



No próximo dia 23 de maio vamos entregar o prémio numa grande festa convívio no nosso ISA, no Agronomia Club House. 


Este visa reconhecer e premiar o trabalho realizado pelos alumni no último ano. Quem decide quem será o «Alumni do Ano» é você mesmo.


Os quatro nomeados deste ano são Margarida Tomé, Pedro Santos, Paula Cruz Garcia e Antero Martins.


Para decidir o Alumni do Ano, o teu voto irá ser crucial. Se és membro da alumnISA irá receber brevemente um link para participar nesta votação.


Torna-te membro da alumnISA e vota!


 

Nomeados

Margarida Tomé


A Professora Margarida Tomé é Doutorada em Biometria Florestal e Licenciada em Silvicultura e em Matemática Aplicada. Após uma passagem inicial pelas Direções Gerais dos Serviços Florestais e Fomento Florestal, seguiu a carreira académica no Instituto Superior de Agronomia, onde detém atualmente o cargo de Professor Catedrático. 

Neste âmbito, desenvolveu atividades de investigação, ensino e prestação de serviços nas áreas de inventário de recursos florestais, monitorização da sustentabilidade da gestão florestal e modelação do crescimento da floresta. É membro do Centro de Estudos de Florestais desde a sua fundação, no qual coordena a linha de investigação ForChange (Forest ecosystem management under global change - Modelação de ecossistemas florestais num contexto de alterações globais).  

Liderou e participou em projetos de investigação a nível nacional e internacional, foi co-autora de 300 artigos científicos, e é co-editora da série da Springer "Managing Forest Ecosystems". A sua longa carreira inclui cargos em organizações chave do sector como a International Union of Forest Research Organizations (IUFRO) e a European Institute of Cultivated Forests. Desde 2023 que é vice-chair do Conselho do European Forest Institute (EFI). Já em 2024 foi nomeada para receber um doutoramento Honoris Causa pela Universidade Politécnica de Madrid.


 

Pedro Santos


Licenciado em Engenharia Agronómica em 1998, com pós-graduação em Gestão na Nova SBE.  Iniciou a sua atividade profissional em projetos relacionados com o parcelário e com o controlo de superfícies.Quando desempenhava o cargo de Secretário-Geral ANPROMIS foi desafiado por dois colegas da universidade a colaborar num projeto de desenvolvimento de tecnologias de conservação em produtos hortofrutícolas, e que esteve na génese da criação da CONSULAI. É sócio fundador e Diretor-Geral da CONSULAI, onde tem coordenado e participado em diversos projetos com empresas do sector agrícola e agroalimentar, em Portugal, Angola e Brasil. Para além disso, foi administrador da 80g – empresa de produção de fruta fresca cortada pronta a consumir – e sócio fundador da Terra Premium, empresa de exportação de produtos alimentares genuinamente portugueses.

É dirigente associativo na APAS FLORESTA e na AFLOESTE e coordenador da Pós-Graduação de Agribusiness no IDEFE/ISEG. É administrador não executivo da CERSUL - Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul S.A..

Tem sido sempre uma voz ativa na defesa do sector agrícola e florestal e da sua importância para a economia portuguesa e para a sociedade. Em 2023 a Consulai, da qual é o rosto, lançou o projecto B Rural que visa ajudar a desmistificar ideias feitas da sociedade sobre a agricultura e contribuir para passar a mensagem de que se trata de uma atividade que se modernizou.


 

Paula Cruz Garcia


Licenciada em Engenharia Agronómica em 1988, desenvolveu toda a sua carreira no Ministério da Agricultura onde desempenhou várias funções, na área dos recursos genéticos, das variedades vegetais e sementes, na inspeção fitossanitária e na sanidade vegetal. Desde 2012 que desempenha funções de Chief Officer of Plant Health nacional, representando Portugal em diversas organizações internacionais, como a International Seed Testing Association (ISTA), a International Union for the Protection of New Varieties of Plants (UPOV), o Instituto Comunitário de Variedades Vegetais (CPVO) e a International Plant Protection Convention (IPPC), entre outros. É desde 2014 Subdiretora Geral da Alimentação e Veterinária, organismo que assume entre outras funções a definição, execução e avaliação das políticas de segurança alimentar, de proteção e sanidade animal, proteção vegetal e fitossanidade. Tem desempenhado um papel muito importante na defesa do sector agrícola nacional nomeadamente, junto das instituições europeias e internacionais no sentido de possibilitar ao sector dispor das melhores ferramentas e tecnologias disponíveis.


 

Antero Martins


Doutorado em melhoramento de plantas, licenciou-se em Engenharia Agronómica, em 1970. Desenvolveu a sua carreira académica no Instituto Superior de Agronomia desde 1971, sendo atualmente Professor Jubilado na área da genética e melhoramento de plantas.

Ao longo da sua carreira, dedicou-se à seleção sistemática das castas de videira autóctones e de outras espécies mediterrânicas, desenvolvendo métodos inovadores e promovendo a criação de uma ampla rede de colaborações para a respetiva aplicação à escala do país inteiro. Impulsionou o ensino da Genética de Populações e Quantitativa, como alicerces teóricos essenciais para fins do melhoramento genético de plantas e animais. Foi Presidente da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) desde a sua fundação e até 2021. Autor de inúmeros livros e de mais de 200 contribuições científicas, é membro do grupo de peritos nacionais de viticultura da Comissão Nacional da Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e perito do grupo GENET da OIV. Em 2013, foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Agrícola pelo Senhor Presidente da República como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira.

Em 2023 foi distinguido com o “Prémio de Mérito de Personalidade da OIV”. Este prémio traduz o reconhecimento do trabalho inovador desenvolvido desde 1978 na área da conservação da variabilidade intravarietal e da seleção da videira, nomeadamente com a criação de uma nova metodologia, a seleção policlonal, correntemente aplicada a nível nacional pela PORVID e recomendada a nível internacional por “Resolução” da OIV de 2019.


Comments


bottom of page